Viva Itabira - Portal da Cidade de Itabira - Cultura - História - Interatividade

Gemaria


+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

+zoom

Geralda Maria Pinto de Souza, ou Gemaria, nasceu 23-04-44, em Itabira. Desde criança sempre gostou de desenhar, sendo seu tema predileto a mulher, a menina, a criança, apesar de arriscar outros temas.

A pintura à óleo só veio como trabalho a partir de 1972. Autodidata, seu primeiro quadro foi uma tela que retratava a Itabira antiga. O cliente gostou tanto do resultado que fez o pagamento em material para que ela não parasse de pintar.

Das suas pinturas vieram as exposições, sendo que a primeira delas foi no CAI (Clube Atlético Itabirano), e depois dessa tantas outras no Grêmio, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Durante um período Gemaria ministrou aulas de pintura na Escola Estadual Major Lage.

Devido a um problema de saúde a pintura à óleo teve que ser deixada um pouco de lado, mas a arte não. Atualmente, Gemaria expõe sua arte em telas pintadas em aquarela.

Além de pintar, ela também se dedica a escrita. História que começou, em 1982, após ler a Bíblia várias vezes.

Com o tempo teve interesse pela obra de Drummond e daí surgiram vários textos que relacionavam ambos. Suas crônicas foram publicadas em um jornal semanal de Santa Bárbara, no O Passarela, dentre outros.

Table 'vivaitabira1.wp_posts' doesn't exist