FUNCIONRIO COMPROMETIDO

Viva Itabira - Portal da Cidade de Itabira - Cultura - História - Interatividade

Comportamento

FUNCIONRIO COMPROMETIDO


SONHO DE CONSUMO DE TODA EMPRESA:

Toda empresa procura um funcionário disposto a se envolver e comprometer-se com a missão e com os objetivos definidos por ela. Há profissionais muito bons: inteligentes, capazes, competentes, mas, infelizmente despreparados para comprometer-se com aquilo que iniciam. Nenhuma empresa contrata um profissional pensando em perdê-lo, mas sim pensando em investir nele. As atitudes indicativas de desapego profissional são comprometedoras e, quando aparecem durante uma entrevista de emprego podem, inclusive, custar a oportunidade de trabalho do candidato.

Atualmente pessoas e empresas bem sucedidas são aquelas que possuem ou buscam informações e as traduzem em conhecimento. Seja qual for a profissão nunca se valorizou tanto quem sabe analisar, planejar, agir e, acima de tudo, demonstrar criatividade. O novo profissional, aquele de sucesso, busca crescer, não espera que as oportunidades apareçam, ele as cria ou sabe ver quando elas estão próximas e igualmente sabe entender o que são as ameaças e busca atuar de forma a amenizar seu impacto. 

As competências e habilidades técnicas são o mínimo exigido e não chegam a diferenciar os profissionais de forma mais relevante. A diferença entre profissionais comuns e aqueles que realmente fazem a diferença é sua capacidade de ver o que a maioria não enxerga, é sua capacidade de autoconstruir-se e não simplesmente reclamar e esperar que outros lhe ajudem. Assim, constroem seu caminho, contornando as dificuldades, mudando sua forma de agir e de pensar, mas sem nunca perder de vista seus objetivos, seus sonhos e sua capacidade de lutar pelo que acredita. 

O profissional que faz a diferença não espera que o motivem, que passem a mão sobre sua cabeça, antes de qualquer coisa acreditam em sua força interior, em sua capacidade de fazer e ser a diferença. São pessoas que têm opiniões próprias, que não desistem facilmente, que não nasceram para serem acomodadas, que assumem riscos e também assumem seus erros sem sentir-se menores ou desmotivadas. Esse tipo de profissional aprende continuamente, busca ser líder sem ser egoísta, se faz respeitar sem precisar dominar, partilha seu conhecimento e suas experiências, tem prazer naquilo que faz e, principalmente, compromete-se com resultados. O profissional comprometido tem ambição, ética, presença de espírito, busca vencer por suas próprias mãos e não por outros meios tão comuns aos medíocres. O profissional comprometido não precisa ser grosseiro ou autoritário para obter respeito ou admiração, não precisa dizer a ninguém o quanto ele é bom, se realmente for, o reconhecimento vem naturalmente. 

Os dias atuais de extrema mudança e competitividade exigem que as empresas tenham clareza sobre seus objetivos e estes só podem ser alcançados a partir do total envolvimento e comprometimento de seus profissionais. 

Há pessoas que não se envolvem, não se comprometem, com a idéia falsa e errônea de que, não se envolvendo e não se comprometendo, ficarão isentas de problemas. As pessoas de sucesso são aquelas que não têm medo de assumir compromissos e entendem que o sucesso exige coragem para correr riscos, para se envolver e lutar pelos próprios objetivos. A diferença fundamental entre ganhadores e perdedores está na medida do comprometimento, do envolvimento, da participação e da capacidade de fazer e empreender.

Infelizmente é muito fácil encontrar funcionários que ficam procurando maneiras de fazer as coisas pelo caminho menos comprometido e mais fácil. São aqueles que ficam o tempo todo olhando para o relógio pensando no final do expediente para irem embora o mais rapidamente possível. São pessoas que não participam de coisas que “dão trabalho”. Infelizmente há muitas pessoas assim... mas o tempo delas está contado. O tempo atual é dos que têm objetivos claros, dos que são comprometidos com aquilo que fazem e são pró-ativos. Pessoas pró-ativas são aquelas que põem seu foco e energia nas coisas sobre as quais podem agir e influenciar. São pessoas eficazes que criam uma visão do que querem e de como vão chegar lá, selecionando suas prioridades com base nos seus valores. São pessoas que sabem procurar e encontrar benefícios mútuos em qualquer relacionamento, que tentam compreender, para depois exigir serem compreendidas, exercitando com excelência a arte da empatia. São bons ouvintes, sabem dar atenção sem monopolizar espaços e conversas. São pessoas que sabem dizer não.

Uma equipe comprometida e trabalhando unida é fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa e motivo de preocupação para todas. Algumas empresas já perceberam isso e estão contratando profissionais ou assessorias que trabalham essas questões de modo a incentivar o comprometimento dos funcionários e mostrar aos mesmos a diferença dos resultados do trabalho de pessoas envolvidas e comprometidas. Mas se existem empresas preocupadas com isso, existem outras tantas que ainda não despertaram para a importância disso e continuam repetindo formas de atuar que já não dão mais resultados e insistem que é melhor viver no passado do que inovar e promover mudanças em prol da qualidade.

A atualidade marca um momento muito importante. A diferença das empresas de sucesso reside justamente no Desenvolvimento Pessoal, essa é a sua vantagem competitiva. Os profissionais que estão se destacando hoje são aqueles que ampliam seus talentos pessoais e profissionais. Habilidades como concentração, gestão do tempo, comunicação, inteligência emocional, liderança, propiciam vantagem e fazem com que alguns profissionais se destaquem em seu meio. As atitudes das pessoas comprometidas fazem a diferença, mas fazer a diferença é uma escolha pessoal. 

O limite não existe e não deve existir no ser humano, cabe a cada um construir seu próprio destino e perseguir seus ideais. Cada um é fruto daquilo que planta, cada um colhe aquilo que lhe é dado como recompensa por seu esforço. E aquele que encontrar obstáculos no caminho, não deve desistir. Faz a diferença não quem acerta todas as vezes, mas quem tenta e cresce com seus erros.
 

0 Respostas para "FUNCIONRIO COMPROMETIDO "

Deixe seu comentário

Nome Preenchimento obrigatrio
Email Preenchimento obrigatrio

 

Home | Viva Histria | Viva Turismo e Lazer | Viva Artes e Cultura | Viva Drummond
Viva Agenda | Viva Interativo | Matrias Especiais | Rdio Viva Itabira
 
2008 Viva Itabira | Poltica de Privacidade | Anuncie Aqui | Fale Conosco