Importantes dicas de postura

Viva Itabira - Portal da Cidade de Itabira - Cultura - História - Interatividade

Fisioterapia

Importantes dicas de postura

A avaliação postural de um paciente consiste em uma das funções do fisioterapeuta. Se você nunca preocupou com a saúde de seu corpo adotando posturas incorretas e movimentos inadequados, saiba que essas são as principais causas de dores habituais.

Muitas das vezes, determinadas dores na coluna estão relacionadas à má postura, causando desconforto devido à sobrecarga e/ou distensão em tendões, ligamentos, ossos e musculatura, podendo ocasionar disfunções como posturas viciosas, lesões em discos intervertebrais e alterações musculares.

Porém, o aparecimento destes problemas e suas conseqüências podem ser prevenidos se forem aplicadas certas dicas básicas para o próprio dia-a-dia, como manter uma boa postura corporal nas mais variadas atitudes.

Seguem, abaixo, algumas destas dicas posturais.

A postura ao andar
A má postura ao andar é a causa de muitas dores. Procure andar o mais ereto possível, sempre olhando acima da linha do horizonte. Um bom treino é andar em casa com um livro na cabeça.

Dicas de postura ao telefone
Evite a torção do tronco e/ou pescoço ao atender chamadas telefônicas, nunca uso o ombro de apoio para o telefone.

Pegando e conduzindo objetos pesados
Dobre os joelhos, abaixe-se lentamente mantendo o tronco ereto e apanhe o objeto. Levante-se lentamente mantendo o tronco ereto e conserve o objeto junto ao corpo.

Dicas de postura no dia-a-dia
Procure manter a postura ereta ao esfregar o chão, passar e torcer roupa, bater bolo, colocar objetos no alto de armários, estender roupa no varal, segurar panelas pelo cabo, lustrar móveis, e fazer tricô.

A escolha do colchão
Colchão rígido tipo “ortopédico”: por causa dos ombros e da pélvis, a coluna permanece “torcida” durante o sono.
Colchão mole ou com molas gastas: a falta de suporte para as partes mais pesadas do corpo ocasiona torção da coluna.
Colchão semi-rígido ou colchão de espuma: é o mais indicado para a coluna, uma vez que distribui uniformemente o peso do corpo.

Como vestir roupas
Evite dobrar o corpo para vestir calças ou calçar sapatos. Procure uma posição confortável, sentando-se em uma cadeira ou na beira da cama.

O uso do travesseiro
Dormir de lado (cabeça): nessa posição, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o contorno dos ombros.
Dormir de barriga para cima: nessa posição, escolha um travesseiro baixo.
Dormir de lado (corpo): coloque um travesseiro entre as pernas, evitando que uma perna pressione a outra.

Como sentar-se corretamente
Em qualquer situação, procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar-se torto.

Outras dicas
- Evite colchão muito macio;
- Não levante rápido da cama;
- Evite carregar bolsas com excesso de peso;
- Não realize exercícios de maneira incorreta, procure ajuda de um profissional;
- Não sente de mau jeito;
- Flexione os joelhos para pegar objetos no chão;
- Evite salto alto;
- Nunca durma de bruços.
- Seguindo todas estas dicas você pode ter uma vida mais saudável e longe das dores.

15 Respostas para "Importantes dicas de postura"

  • eduarda diz:

    tenho muita dor na coluna o que faço?eduarda

  • Filipe F. Silva diz:

    nossa! não sabia que dormir de bruços fazia mal tbm =S acho que durmo assim desde que nasci hehe, a partir de hj durmo com barriga para cima ;)

  • shirley sandra martins diz:

    Eu sempre procuro corrigir minha postura ,nem sempre concigo ,acho que ja estou ficando um pouco corcunda e tambem tenho a mania de ficar com a cabeça pra frente , tenho 41 anos sera que ainda e possivel voltar ao normal ?

  • leandro diz:

    bom dia meu nome é leandro tenho 14,meu pescoço é meio encurvado pra frente,fika um horror,ñ konsigo andar com ele para cima, em kasa da certo,mas na rua minha coluna dá uma enkurvada e lá se vai meu pescoço pra frente..... o q devo fazê,morro d vergonha d sair na rua,todos fikam olhando e dando risadas.......poxa ia pra cursilãndia hj na festa do karro d boi e desisti no kaminho com medo d ~lá todos rissem d mim....há já tê abandonei meu kurso..... tá mto difíssil viver assim.vai dá algumas dikas pra mim

  • Aritson diz:

    eu tenho 16 anos comecei a ir ao ginásio e reparei que tenho uma postura pouco correcta como um corcunda há já uns 2 anos...tento melhorar e postura mas as costas doem muito

  • Jéssica diz:

    Não consigo andar com o corpo ereto, quando começo a andar eu lembro e levanto os ombros, mas com o passar do tempo eu esqueço e volto tudo de novo e quando ando com o corpo o mais certo possível minha coluna dói. O que eu faço?

  • Nicole diz:

    Rose, procure um Fisioterapeuta Dermatofuncional pra avaliar a sua cicatriz, hoje existem vários tratamentos com o uso da Radiofrequência por exemplo, qualquer coisa me mande um e-mail nvamaral@gmail.com. Nicole

  • Rose Ked diz:

    Fiz abdominoplastia há 1 mês. Fui orientada pelos médicos andar encurvada,para não prejudicar a cicatriz... Agora, tento andar ereta e o meu corpo não corresponde... por mais que eu tente, não consigo. Ao sentar, consigo ficar ereta, mas ao andar, pareço uma corcunda. Vou começar a treinar com livro na cabeça pra tentar corrigir a postura.

  • Clauto diz:

    Otimas dicas, tou precisando fazer algumas, vlw,

  • Dalva Gomes diz:

    Otima as dicas pena que por mais que tento não consigo.

  • Flávio Anselmo diz:

    Informações de grande importancia, pois a vida anda tão corrida que o que menos nos preocupamos hoje é com a postura! E o papel da fisioterapia nesta área é indispesável!

  • Jader diz:

    Muito Boas as dicas!

  • Gloria Maria G.Zanon diz:

    São ótimas as dicas , mesmo sabendo que erramos constantemente, agora vamos procurar melhorar nossa postura,evitando assim problemas futuros .

  • Laz Muniz diz:

    qualquer disciplina é complicado acostumar-se com ela, mas é necessário e, com o tempo, inevitável. Eu, que trabalho sempre sentado, digo que também é desconfortante sentar-se confortavelmente por até 12 horas por dia. Mas posso transformar em meta. Valeu pelas dicas, Nicole!

  • Karine Zanon diz:

    Muito boas as dicas é uma pena que em algumas vezes não a seguimos mas, não custa tentar.

Deixe seu comentário

Nome Preenchimento obrigatório
Email Preenchimento obrigatório

 

Home | Viva História | Viva Turismo e Lazer | Viva Artes e Cultura | Viva Drummond
Viva Agenda | Viva Interativo | Matérias Especiais | Rádio Viva Itabira
 
© 2008 Viva Itabira | Política de Privacidade | Anuncie Aqui | Fale Conosco