Viva Itabira - Portal da Cidade de Itabira - Cultura - História - Interatividade

Fisioterapia

Os benefícios da drenagem linfática manual.

O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, formado por uma grande rede de vasos semelhantes às vias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o organismo e recolhem o líquido dos espaços existentes entre os tecidos, que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e direcionando a circulação sanguínea. Desta maneira, o sistema linfático, ao mesmo tempo, drena o excesso de líquido acumulado entre os tecidos e as toxinas do organismo, elevando a defesa do corpo contra doenças e infecções.

A técnica de drenagem linfática manual é complexa, constituida por um conjunto de manobras muito específicas, que estimula o sistema linfático por meio de massagens, contribuindo na eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina. O fisioterapeuta pressiona e desliza as mãos sobre a pele do paciente, direcionando o líquido excedente pra os gânglios linfáticos que são responsáveis por essa eliminação, reduzindo o inchaço do corpo.
 
Desta forma, a drenagem é indicada em diversos casos como no tratamento pré e pós- operatórios de lipoaspiração, cirurgias plásticas, micro lipoaspiração, combatendo a gordura localizada. A drenagem linfática também atua no tratamento do fibro edema gelóide (celulite), pós-traumatismos, retenção de líquidos, cansaços e desconforto muscular que comumente ocorre durante a gestação, em certos períodos de TPM, insônia e pós- mastectomia. A drenagem linfática manual contribui para a defesa do corpo e sua ação antiinflamatória, promove relaxamento reduzindo a ansiedade do dia-a-dia.
 
Ressalta-se que é recomendável que a técnica de drenagem linfática deve ser realizada por fisioterapeutas, pois, para realizar esta técnica específica de drenagem linfática manual deve-se possuir um conhecimento aprofundado sobre fisiologia (funcionamento) e anatomia do sistema linfático, pois existem contra indicações e cuidados. Em mulheres grávidas uma técnica mal executada pode estimular as contrações uterinas e causar até a antecipação do parto a partir do sexto mês de gravidez. O fisioterapeuta deve verificar fisiologia do corpo do paciente em questão e antes iniciar a sessão, observar se o útero não está contraído. Além do mais, dependendo do caso, pode prejudicar a circulação causando hematomas. Contudo, a drenagem não deve ser realizadoa se a pessoa estiver com febre, processos infecciosos, trombose, insuficiência cardíaca congestiva descompensada, hipertensão arterial não controlada e neoplasias malignas (câncer).
 
Então se você está com retenção de líquidos, ou quer manter a saúde e a boa forma, vale à pena recorrer à drenagem linfática manual sendo também importante associá-la com exercícios regulares e alimentação saudável e lembrando-se sempre que esta deve ser realizada apenas por profissionais qualificados.  

Nicole Vieira.

54 Respostas para "Os benefícios da drenagem linfática manual."

  • Helena diz:

    Adorei sua materia, a drenagem e tudo isso...Temos que realmente valorizar nossa profissão.

  • Tamiris diz:

    Parabéns Nicole, sua matéria me ajudou muito!!Estou no primeiro ano de Fisioterapia, e acho que a Drenagem Linfática pode ser atuada por vários profissionais, desde que haja respeito e união um pelo outro.Acho que se cada um se comprometer em ser melhor naquilo que faz, em ser competentes e qualificados, os clientes não vão diferenciar os profissionais e todos sairão satisfeitos...

  • Adriana Depaoli diz:

    PARABENS Nicole! Tua materia nao poderia estar mais bem explicada e objetiva. Adorei. Sou fisioterapeuta e massoterapeuta e eh FUNDAMENTAL ter o conhecimento aprofundado. Adorei a materia!

  • Maria diz:

    Drenagem Linfática Manual, massagem, mão, massoterapeuta. Massoterapeutas e esteticistas tem preparo sim para fazer Drenagem. Como em todas as áreas tem profissionais apenas com um diploma na mão e não estão interessados no ser humano. Existe uma grande luta para a massoterapia chegar a ser um curso superior. E sabem quem está contra? Os fisioterapeutas, porque estão usando um diploma de fisioterapia, REABILITAÇÃO, para realizar trabalhos de drenagem. Fisioterapia é um trabalho de reabilitação e não de drenagem. Sou massoterapeuta, realizo drenagens a muito tempo. Me dedico à mais de dez anos em estudar linfa e o corpo humano. Corpo mente e espírito. O ser como um todo. Não adianta entender de anatomia se não entender de comportamento humano, como o emocional interfere em todas as áreas do corpo. Sou formada em massoterapia, terapia Bioenergética, Reiki e terapia Reencarnacionista. Não consigo ver o ser humano somente no físico. Porque é na alma que muitas doenças se formam. A cura da alma cura o físico. Que cada um realize o seu trabalho dentro da sua área!

  • angelina diz:

    Parabêns! Nicole Vieira pela sua matéria de qualidade e informativa . Mostrar a importância do sistema linfático, explicar as técnicas de drenagem, demonstrar a eficácia isto é muito importante para a atuação da Fisioterapi

  • Cyntia Melo diz:

    Acho que os massoterapeutas estão preocupados em perder seu espaço. Falo porque sou formada nas duas áreas.Fiz faculdade de fisioterapia onde tive uma boa formação em fisiologia, anatomia e todas disciplinas que preparam bem para execução da drenagem, enquanto no curso de massoterapia foi mais superficial. Não basta dizer que ftem os pré requisitos, mas sim a qualidade deles.

  • ERIKA MATOS diz:

    Acredito que todos os profissionais na área de estética,fisioterapia,e dermatologia podem realizar este procedimento de drenagem linfática, mas com a condição de que estes já estejam formados na área,somente com diploma na mão,acho que não deveria ser liberado para qualquer pessoa fazer, que fazem somente um cursinho básico e acham que já estão aptos a fazer qualquer procedimento,dai acontece algo errado com o cliente, dai então,acaba com a nossa reputação, a de profissionais realmente qualificados para isso.

  • Gabriela diz:

    A drenagem não é um procedimento exclusivo de fisioterapeutas, esteticistas formadas também podem executar este procedimento estético alias é muito mais de nossa competencia pelo que eu entendo o trabalho da fisioterapeuta é reabilitação e não estetica.

  • camila Polonini diz:

    OLÁ!! gostei muito da materia só achei muito pretensioso de sua parte em relação a só FISIOTERAPEUTAS podem fazer a drenagem pois sou esteticista e sei muito bem o que faço pois estudei muito tb para isso, e pelo que sei não existe nenhuma legislação que diz isso.

  • carla magalhaes diz:

    OLÁ ESTOU GANHANDO MUITO PESO ,ENTÂO PENSEI EM FAZER UMA DRENAGEM NA PARTE DO ABDOMEM E DOS BRAÇOS.O QUE VOCÊS PODEM FAZER POR MIM? GOSTARIA DE SABER SE EU PERDEREI PESO? (CLARO ME ALIMENTANDO BEM E FAZENDO EXERCICIOS RERGULAMENTE).QUERO SABER OS BENEFICIOS NESSE MEU CASO?

  • Adriana diz:

    Há algum tempo eu e minha cunhada fizemos drenagem manual com uma esteticista e eu fiquei cheia de hematomas,principalmente na barriga e a profissional alegou que aconteceu por eu ser muito branquinha...minha cunhada é bem morena e não aconteceu nada.Pode ser verdade?

  • Nilva Merini diz:

    Estou estudando estética e Cosmetologia Temos na grade Biologia, anatomia, histologia, fisiologia e outros. E vamos estar aptas a exercer com responsabillidade entre outros Protocolos na área de estética... Drenagem linfética com muita propriedade de causa. Todo prodissional precisa ter sabedoria, segurança no que faz pra de maneira nenhuma prejudicar o paciente ou cliente. Obrigada

  • sueniaarruda diz:

    Realmente reconheço que só se deve fazer drenagem linfática com uma pessoa especializada, mas eu estudei anatômia, fisiologia,biologia celular,massoterapia 1 e2 ,terapias alternativas,com práticas na universidade de estética, enclusive estudamos em cadavéres para que então criatura humana. temos que trabalhar em conjunto,há lugar para todos se cada um fizer sua parte dermatologistas, estéticistas e fisioterapeutas o mundo não anda por isso ;cada um se preocupando com o seu e ainda querendo o do outro, mas nós estéticistas e massoterapeutas temos força sim ,e não pagem para ver ...

  • ALINE PATTA diz:

    Bom, eu descordo, qndo dizem q essa tecnica so pode ser realizada por fisioterapeutas; Eu sou massoterapeuta e trabalho com drenagem linfatica, dentre outras tantas tecnicas de massagens, e digo que, nós massoterapeutas, estudamos mtoo tb, e não vejo mta diferença entre uma DLM de ambos, claro, q cada um com seu estilo e jeito de lidar com o paciente.

  • erica diz:

    sou estudante de fisioterapia,e adorei a materia sobre drenagem linfatica,e gostaria de dizer que as esteticistas e massoterapeutas são otimas na area, creio que tanto nós fisioterapeutas como outros profissionais podemos desenvolver esse papel divinamente bem.

  • Deivison Frazão diz:

    Bacana matéria sobre drenagem linfática, MAS MUITO FEIO DIZER " O Fisioterapeuta" , não é a sua posição e sim do MASSOTERAPEUTA / MASSAGISTA qualificado, acho que cada um tem que fazer o seu papel e não entrar no outro!!! Deivison Frazão

  • Michele diz:

    Muito boa a materia,mas existem outros profissionais que também podem realizar a drenagem, esteticistas e como eu que sou massoterapeuta e fiz o curso no senac durante 1 ano e outros cursos como o de shiatsu,e estamos muito bem preparados para o mesmo. Boa tarde.

  • Renata diz:

    Muito boa a sua materia,so que vc esqueceu de colocar que nao e so o proficional de fisioterapia que faz os procedimentos da drenagem. Uma Esteticista tambem tem a total capacidade, pois estudo 4 anos para saber os procedimentos necessarios, enquanto o fisioterapeuta faz apenas uma especializacao na area de dermato

  • Eleaci Santana diz:

    Olá!!comecei fazer a drenagem linfatica tou na primeira sessação, no dia seguinte tive uma diarreia,verifiquei todo o alimento ingerido no dia anterior nada q pudesse causar esse sintomas,sofro de retenção de liguido sera q foi uma formar de eliminar? anteciosamente obrigada.

  • Eleaci diz:

    Olá!!comecei fazer a drenagem linfatica tou na primeira sessação, no dia seguinte tive uma diarreia,verifiquei todo o alimento ingerido no dia anterior nada q pudesse causar esse sintomas,sofro de retenção de liguido sera q foi uma formar de eliminar? anteciosamente obrigada.

  • ILDA diz:

    GOSTARIA DE SABER SE QUANDO A PESSOA FÁZ LIPO ASPIRAÇÃO, É DEPOIS DE TRES DIAS COMEÇA A FAZER DRENAGEM, LOGO APÓS A DRENAGEM É POSSIVEL A PESSOA TE FEBRE, DE 37 E MEIO, SERÁ QUE ISSO É NORMAL? E UMA ESTECICISTA PODE FAZER A DRENAGEM? OU TEM QUE SER FISIOTERAPEUTA, ME RESPONDA É URGENTE OBRIGADA..ME MANDA POR EMAIL OK..

  • silvana dallavilla silva diz:

    faço drenagem linfática a mais de uma ano e posso afirmar que os beneficios são muitos e quando associada a ginastica o resultado é mais rapido e melhor, pois 50% do resultado final é de responsabilidade do paciente.

  • Edivânia diz:

    Drenagem linfática diminui gorduras localizadas na região da barriga?

  • Suziane diz:

    OLÁ! Gostaria de saber quanto tempo após a cirurgia de retirada de mioma, a pessoa pode fazer drenagem drenando pra baixo, proximo a cicatriz? Sobre a perda de gordura é mito ou não? Obrigada.

  • suely diz:

    estou fazendo drenagem linfatica manual e gostaria de saber se a gordura localizada tb desaparece com esta massagem? grato

  • suely diz:

    estou fazendo drenagem linfatica manual e gostaria de saber se a gordura localizada tb desaparece com esta massagem? grato

  • livia diz:

    gostaria de saber se a drenagem linfatica beneficia no combate a gordura localizada dos culotes, e barriga, alem de auxiliar na reduçao de celulite das pernas e bumbum desde ja obrigada

  • SHIRLEY RJ diz:

    OLÁ INICIE UM TRATAMENTO DE DRENAGEM LINFÁTICA COM FISIOTERAPEUTA, A TÍTULO DE SAÚDE E ESTÉTICA. GOSTARIA DE MAIORES ESCLARECIMENTOS EM RELAÇÃO A PERDA DE PESO, RETENÇÃO DE LÍQUIDOS E SE AMENIZA CELULITE. ESTOU COM 51 ANOS E AINDA MESTRUO , PORÉM TENHO AUMENTADO O PESO E REPAREI QUE TENHO RETENÇÃO DE LÍQUIDOS , POIS A MESNSTRUAÇÃO ORA FICA REGULAR , ORA NÃO. EM RELAÇÃO A FACIAL É BOA TAMBÉM, O FISIO ME ACONSELHOU A CONJUGÁ-LA.ESTOU FAZENDO MAIS É BEM LIGTH TAMBÉM.É MELHOR FAZER INJESTÃO DE LÍQUIDO ANTES DO PROCEDIMENTO OU É MITO? HA ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO? E APARENTEMENTE TÃO LEVINHO QUE DÁ UMA SENSAÇÃO DE NADA ACONTECER É ASSIM MESMO? DESCULPE , MAIS GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES. NECESSITA DE CREMES ESPECIAIS , AJUDAM NA ELIMINAÇÃO DE GORDURA LOCALIZADA E DIMINUIÇÃO DE MEDIDAS. NESTES CASOS É MAIS ACONSELHÉVEL MASSOTERAPIA/ PARA QUE SERVE A MASSOTERAPIA E COMO É SEU PROCEDIMENTO MANUAL?ALGUM INGREDIENTE QUE AJUDE O TRATAMENTO EXISTE EM CREMES? OBRIGADA E AGRADEÇO A ATENÇÃO. PARABÉNS PELA ABERTURA QUE NOS DÁ, SOMOS LEIGOS , E PRECISAMOS DE PESSOAS EXPERIENTES E RESPONS´VEIS COMO ME PARECE ESTE SITE PARA ESCLARECIMENTOS. OBS: MALHO TAMBÉM, FAÇO YOGA , MUSCULAÇÃO, GIN LOCALIZADA. DIETA HUMMMM TENTE , MAIS SEI QUE TODO O METABOLISMO NESTE PERÍODO ETÁRIO É MAIS LENTO, FAÇO USO DE PURAN T4 E TENHO ENDOCRINOLOGISTA , POSSUO NÓDULO DE TIREÓIDE BENIGNO. OBRIGADA MAIS UMA VEZ ABRAÇOS SHIRLEY CARDOZO DO RJ.

  • suely sonia tavares diz:

    gostei muito de pesquizar sobre sistema linfatico e drenagem linfatica vocês são muito competete com suas respostas .lendo pesquizando você aprende rapido obrigado por todas as pesquizas parabens

  • suely sonia tavares diz:

    gostei muito de pesquizar sobre sistema linfatico e drenagem linfatica vocês são muito competete com suas respostas .lendo pesquizando você aprende rapido obrigado por todas as pesquizas

  • Maria de fátima de souza brasil diz:

    Esta matéria é formidavel, e bem elaborada,porque drenagem linfática é muito sério. Adorei!! muito obrigado.

  • Anny diz:

    Parabéns pela matéria!!!Gostaria de saber se tem algum artigo falando especificamente de drenagem em gestantes!!!Obrigada

  • Marília diz:

    Nicole adorei a sua matéria , gostaria que caso possui algum artigo que fale sobre " A importancia da drenagem linfática em mastectomia radical " , ou seja como a drenagem linfática será importante para esse caso de linfedema de menbro superior ;me envie, estou precisando dessa informação ,obrigada antecipadamente. Marília :)

  • Nicole diz:

    Que ótimo que pude ser útil em sua pesquisa, fico muito feliz.Se precisar de algo, meu e-mail é nvamaral@gmail.com. Cordialmente; Nicole

  • Eunice diz:

    Precisei fazer uma pesquisa para enriquecer minha aula prática que ministrarei na semana do fisioterapeuta e adorei sua colocação clara,prática e direta,parabéns!

  • ANA MARIA PEREIRA DA SILVA SOARES diz:

    Parabéns Nicole pela sua orientação, pois adorei saber tudo sobre a drenágem linfática, desejo fazer mais antes teria que pesquisar para saber seus benefícios , cuidados e os perigos que ocorrem neste processo obrigada, continue nos dando informações como esta, pois são muito importantes para nós que somos mulhers e gostamos da vaidad, mais uma vêz obrigada.

  • mila diz:

    Parabens Nicole! faco uso da drenagen linfatica manual e sei na pratica esses benef'icios.

  • karol diz:

    Nick, Desejo a você muito sucesso e te parabenizo pela iniciativa. PARABÉNS MIGA!!!

  • Gloria Maria Gomes Zanon diz:

    Nicole, parabens! sua materia é excelente.Voce como fisioterapeuta sabe muito bem a impotancia do sistema linfático, bem como as técnicas de drenagem manual. Mais uma vez, meus parabens.

  • Iolanda Campolina diz:

    Parabéns pelo texto e pela formatura. Sucesso.

  • Mariza Meireles diz:

    Parabéns Nicole pela iniciativa! Hoje em dia, informação é tudo. Eu mesma não sabia dessas especificidades da drenagem linfática. Achei muito interessente. Continue nos mantendo informadas, ok? Já estou esperando a próxima matéria... Um grande abraço.

  • Nicole diz:

    Obrigada a todos, e fico muito feliz por poder contribuir com todos. Atenciosamente; Nicole

  • Natália Cristina diz:

    Excelente o site, gostei muito, continue com essas matérias, que este site vai progredir... A página fico muito interessante............

  • Mara knegt diz:

    Parabêns Nike, sua matéria é 10. quantas informações legais sobre dremagem, uma pena que ainda não esteja numa clinica legal em Bh, para colocar-mos em prática está técnica.

  • Nikolle Reis diz:

    Amiga Parabéns! Você sempre me surpreende e sei da sua competência como amiga e profissional que é. Um grande beijo e muiiiiiiiiiiiito SUCESSO, sempre!

  • Lídia Mara diz:

    Parabéns pela matéria, Nicole. Muito esclarecedora para os leigos no assunto, como eu e muita gente por aí.

  • Cláudia Adriana diz:

    Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade. As pessoas gostam de ser ouvidas, sentem-se importantes quando você mostra interesse pelo que elas têm a dizer, é uma maneira de demonstrar respeito. Sabendo ouvir mais, você vai entender melhor e terá mais tempo para elaborar uma boa proposta. Ouço comentários a teu respeito, todos bons, claro! É isso aí amiga, vc está no caminho certinho,! A matéria ficou bacana. Parabéns, siga progredindo, sempre! Orgulho-me de ti. Beijim. Cláudia Adriana.

  • Gineir Aguilar Gomes diz:

    Nicole, Profissionais como voce cabe em qualquer lugar... pelo escrito acima voce merece o carinho de todos que tiverem ao seu redor. Parabéns!... e viva a drenagem linfática manual.

  • Saulo Fonseca diz:

    Muito boa a matéria Nicole!! como leonardo ja frisou, é uma tecnica muito importante e que tem q ser realizada por profissionais especializados! e infelizmente nao é isso q vemos na prática! Grande abs!

  • Andrea Manchester diz:

    Muito ditea e escaleredora a materia, reslatando ainda os perigos da exucução de procedimentos terapêuticos por pessoas despreparadas.

  • Denílson Madeira diz:

    Excelente matéria, dou novamente meus parabéns a profissional Nicole Vieira que a cada dia me surpreende com suas matérias de grande valor e simplicidade no entendimento. Parabéns!

  • Renata - Fisioeletro BH diz:

    Parabêns! Nicole Vieira pela sua matéria de qualidade e informativa . Mostrar a importância do sistema linfático, explicar as técnicas de drenagem, demonstrar a eficácia isto é muito importante para a atuação da Fisioterapia.

  • madalena moura diz:

    profissionais habilitados como Nicole Amaral devem ser procuradas para trabalhar em locais como academias,porque conhecem o que é um corpo humano na área de fisioterapia.

  • Leonardo Alencar diz:

    Muito legal, e bem elaborada a matéria! Drenagem linfática manual "realizada apenas por profissionais qualificados" assim como dita acima, trazem diversos benefícios e é de suma importância

Deixe seu comentário

Nome Preenchimento obrigatório
Email Preenchimento obrigatório

 

Home | Viva História | Viva Turismo e Lazer | Viva Artes e Cultura | Viva Drummond
Viva Agenda | Viva Interativo | Matérias Especiais | Rádio Viva Itabira
 
© 2008 Viva Itabira | Política de Privacidade | Anuncie Aqui | Fale Conosco