Viva Itabira - Portal da Cidade de Itabira - Cultura - História - Interatividade

Meio Ambiente

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Vivemos num mundo cada vez mais interconectado. Graças aos veículos de comunicação e a convergência das mídias, podemos saber o que está acontecendo em várias partes do planeta ao mesmo tempo. Numa época assim, marcada também pela crescente preocupação com o meio ambiente, é fácil nos depararmos com cenas de degradação ambiental que causam repulsa. A percepção do problema é muito maior do que o entendimento da causa, ou seja, vemos e nos incomodamos com as consequências, mas muitas vezes não percebemos que aquela situação trágica é formada pelas nossas próprias atitudes.

A cena de um rio poluído, lotado de garrafas pet, pneus, sacos plásticos e sucata nos remete à lembrança do pescador que içou uma bota em vez dos peixes. Mas não nos preocupamos muito com o fato de jogarmos um toco de cigarro na rua, ou mesmo um papel de bala. Ou, quando estamos com preguiça, em vez de jogar o filete de plástico que sela o maço de cigarros no lixo reciclável - já que ninguém está vendo - jogamos ali mesmo num cantinho.

Quando estamos com pressa é comum estacionarmos em qualquer lugar, sem pensar muito se nossa atitude está prejudicando o tráfego de outros veículos. Mas quando estamos voltando para casa, ou mesmo indo para um compromisso urgente, ficamos revoltados com um engarrafamento provocado por cinco ou seis motoristas que – por estarem com pressa – resolveram estacionar em qualquer lugar sem pensar se estão prejudicando alguém. Ou seja, fizeram a mesma coisa que nós fizemos dias antes.

Preocupamos com o aquecimento global e sabemos que a emissão de gás carbônico, oriundo da queima de petróleo, é um dos fatores que mais contribui para o acúmulo de gases potencializadores do efeito estufa. Mas diariamente entramos sozinhos em nossos carros – que pesam mais de uma tonelada e em geral comportam cinco pessoas - e percorremos um trajeto pequeno em direção ao trabalho, emitindo tranquilamente nossa cota de CO2.

Sabemos muito sobre a importância de economizar a água e de como isso é fundamental para o equilíbrio ambiental do planeta. Mas num dia frio, não resistimos a um banho reconfortante e quentinho. Usufruimos impunemente de uma enorme quantidade água e deixamos o chuveiro ligado por 15, 20 ou até mesmo 30 minutos. Afinal nós merecemos recuperar as energias e nada melhor que um banho quentinho pra isso.

O crescente consumo de energia elétrica gera o inevitável aumento da oferta com a consequente necessidade de construir usinas hidrelétricas, queimar carvão ou petróleo em usinas termoelétricas ou construir usinas de energia atômica. Essa situação é bastante evidente, mas quantas vezes não ligamos a televisão e simplesmente dormimos confortavelmente em nossos sofás. Esquecemos dos problemas ambientais decorrentes do desperdício, embalamos nossos sonhos e ainda culpamos a programação chata dos canais de TV por nosso sono.

Vamos ao supermercado e escolhemos tudo o que há de mais prático, afinal nosso tempo é precioso e devemos aprender a usá-lo com inteligência. Muitas vezes rejeitamos produtos frescos, como frutas e legumes, e optamos por enlatados ou alimentos congelados, sem nos preocuparmos com a qualidade da comida que ingerimos. Consumimos gorduras em excesso e proteínas de menos. E como resistir quando nossos filhos pedem aquelas guloseimas que trazem as figurinhas do Capitão Coragem ou uma miniatura da boneca Princesa do Castelo Encantado?

Os produtos de limpeza são definidos pelo seu poder de resolver o problema. Então compramos limpa vidros, limpa tapetes, limpa sanitários, tira manchas, tira odores, tira graxa, tira opinião de sogra, removedor de gordura, removedor de ferrugem, removedor de mau olhado, detergentes, desinfetantes, amaciantes, sabão em pó, sabão de barra e outros tantos produtos que nem imaginamos sua composição química e os estragos que podem causar ao meio ambiente. Isso quando não compramos desinfetantes e detergentes caseiros, fabricados sem controle e vendidos sem registro.

Na verdade este texto narra nosso cotidiano e é fácil identificarmos nosso comportamento em várias das ações aqui descritas. Não acho que é possível mudar nossos hábitos de uma hora para outra, somos assim porque é mais cômodo, confortável e simples. Mas fica evidente que há necessidade de repensarmos a intensidade de repetição dessas ações e suas consequências para o meio ambiente. Individualmente somos nós mesmos, coletivamente somos um planeta.

52 Respostas para "CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS"

  • andreia diz:

    eu sou contra a degradaçao ambiental pois prejudica as geraçoes futuras e temos que arranjar uma soluçao rapida para este problema.

  • Vanessa Mingas diz:

    Nao podemos estar aqui so a dizer q bom , mas metermos msmo em pratica e ajudarmos a insentivar as outras pessoas ....vamos dar o exemplo....bjs e adorei bastante o site.... Q fassamos o melhor ............

  • jose luis diz:

    Nao sabia dessas coisas mas hoje sei e vou me fazer tudo de bem para oambiente

  • hírax 10,000 diz:

    totalmente perfeito... eu ñ faria melhor

  • Yara gata diz:

    esssssssssssssssssssse artigo é nota 10

  • Sarah Bião diz:

    Eu gostei bastante,Pois fiz um trabalho sobre isso, e mi ajudou bastante mesmo !! Beiijoss

  • val diz:

    texto muinto comunicativo, e interessante.kb a todo mundo a ajudar preservar e evitar a poluicao do meio anbiente!!!!!!!!!!!!!!

  • Aline Rosa diz:

    Adorei o texto, me ajudou muito a fazer meu trabalho e a entender mais sobre o meio- ambiente do mundo em que vivemos !! bjs !!

  • vinicius gregorio diz:

    parabéns para quem escreveu esse texto dissertativo , coerente e importante pr o mundo. falta as pessoas colaborarem.

  • beatriz diz:

    parabens a quem escreveu isso é muito importãnte cuidar do meio ambiente! parabens tambem ao site

  • Hagna diz:

    Muito bom esse texto, me ensinou muito a fazer uma redação... E são verdades ditas nele, o ser humano precisa pensar muito antes de agir. Ainda tem muita gente pra ser conscientizada sobre isso.Os politicos deviam investir mais nisso do que ficar brincando de pega-pega e que rouba mais .... Obrigado !!! Ass: Hagna ( estudante em Tecnico em Meio Ambiente e Engenharia Ambiental).

  • eliasgmesquita@hotmail.co. diz:

    é as drogas mata todo mundo.

  • patricia diz:

    Desesperador tb são os erros de Português encontrados nos comentários acima. Vamos salvar a Educação tb. Terrível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • livia diz:

    eu achei o texto muito interessante . Mas e muito grandeeeeeeeeeeee

  • joao rocha diz:

    gostei valeu a pena, todos tem que contribuir para restaurar o meio ambiente, faça a sua parte, náo faça igual aquele menino, que taca pedra para derrubar uma fruta e cai 20 no cháo, mas náo tem a sensibilidade de pegar aquela semente e plantar!

  • thaamyy diz:

    Euu adooreei esse emaail,nossa facilita o entendimento das pessoass euu pessoalmente ameei..Bjãoo'

  • bianca mendes diz:

    gostei muito mais falto mais conteudos e imagens ......

  • Evelen carla diz:

    oi,hoje em dia as pessoas so pensa em poluir ,e eles são tão burros que poluem seu proprio a onde habitam!

  • bruny kelly diz:

    boa tarde!!!!! sou de rolin de moura rondonia e estudo no cda do 9 b e este saite me ajudou muito no meu trabalho de ciencias

  • izamara nunes de souza diz:

    O que li nesse site é a nossa realidade de hoje. Temos concientização de que devemos proteger nosso planeta mas não é isso que fazemos. Ao invez disso jogamos lixo na rua, gastamos água que ñ é necessária, queima lixo,...

  • Obsanjo Roque diz:

    Eu axo que o mundo esta mudado mesmo, a pezar de nao saber se o mudo tem fim ou o Homem eh que tem esse fim, eu me recuso a aceitar que o mundo eh o mesmo dos anos passados.

  • asheley diz:

    Hello, I am from the United States and I know the site of you because I am in Brazil. Formal work of biologist me five years and see several dead animals because of pollution and this is very sad to see wanted to tell everyone to stop littering the streets. If voceis not throw our country and the world would not be so neither. Thank you I am very happy to see voceis put it on the Internet for people to see what happens with the world ......... Well thank you all thank .........!!!!!!!!!!!!

  • andressa diz:

    ola,sou estudante de direito nao trm nada a ver com isso mais sei q do msmo jeito posso ajudar a salvar o planeta.Fico triste em saber oque esta acontecendo com o planeta. Vou me formar esse ano e queria que as pessoas vissem oque é a preservaçao do meio ambiente mas uma coisa tao pequena pode ser uma coisa muita grande para essas pessoas queria dizer o quanto me importo com o meio ambiente.Queria que as pessoas vissem isso mais elas nao vem oque acontece com um papel de bala jogado no chao. Queria dizer a voces que desde dequi nasci nunca joguei nada na rua so no lixo nunca mesmo porque eu ja percebi oque e poluiçao e queria agradecer ao site de voces que mostra varias coisas disso. Agradeço a vc spelo site

  • andrielly diz:

    eu estou fazendo um trabalho e queria saber se isso esta certo....!!!

  • Carool diz:

    - o que esta acontecendoo com o mundoo de hoje em dia ? - ta tendo muito sofrimento com isso !!!

  • valdina diz:

    fico triste com tanto descaso de autoridades com o lixo que jogamos por ai..porem nem sempre temos onde deposita-lo.embora devessemos transporta-lo para nossa casa. sou geografa e estou elaborando meios de mostrar que podemos colaborar.quanto chove briga-se pelo estrago mas nao se busca solucionar o que jogamos para entupir bueiros.

  • willian tolomeotti diz:

    as pessoas nao deve jogar lixo. o planeta precisa de nos

  • marcio diz:

    a arquitetura e o urbanismo devem considerar sempre ...............................

  • Carla diz:

    desse jeito o mundo vai acabar mesmo em 2012. Por causa desses porcos...

  • sterffanny diz:

    otimo oq estão fazendo com o meio ambiente. quem vai sofrer são todos. quer continuar respirar? comece a preservar. xeruu e bjs. obg. xau.

  • KEILA diz:

    OTIMO TUDO QUE A GENTE TA Causando no planeta

  • Bru´bs diz:

    aff!nada disso me ajudou!!ki tenso!!kkkkkkkkkkkkkk

  • Deyse Jussara diz:

    Ao meu ponto de vista o Mundo xta a ficar um caos...................

  • Deyse Jussara diz:

    Ao meu ponto de vista o Mundo xta a ficar um caos...................

  • pedro diz:

    não ajudou nadina de nada

  • caroline diz:

    gostei muito, me ajudou no trabalho de escola... queria que todos colaboracem para termos um planeta melhor, mas com essa poluição não da, o nosso planeta daqui algum tempo não vai ter mais como respirar, entao tudo o que fizermos para ajudar sera muito bom; porque nao vai ser nos que vamos viver nesse tempo vai ser nossos filhos etc... so que mesmo assim é bom pensar bem, antes de cometer um erro!

  • carla morais diz:

    o site e bom poderia ter mais informasoes mais ajudou um pouco no trabalho

  • Carla diz:

    o planeta esta cada vez piorando tenho 12 anos e daqui a um tempo naao consiguirei nem respirar etc

  • Thalita diz:

    SUPER LEGAL! ME AJUDOU TANTO NO MEU TRABALHO.GOSTEI MUITO DESSE SITE VALEU,ME AJUDOU MUITO!!!!!!!!!!!!!

  • Felipe Lopes diz:

    Muito Bom me ajudou bastante isso fala de tudo que agente causa e o que agente faz no nosso dia a dia muito bom mesmo parabens para o blogueiro !

  • JACKE diz:

    GOSTEI DO TEXTO, MAIS NAAO ME AJUDOU =/

  • vivi diz:

    gostei mais ou menos nao me ajudou muito

  • pessoa diz:

    adorei o site

  • Edgar diz:

    eu tambem gostei muito desse site,ajudou- me bastante no meu trabalho da escola

  • ana caroline diz:

    eu gostei muito desse site pq eu estava procurando uma pesquisa pra escola sobre esse tema e vcs me ajudaram muito!!!parabéns....

  • Faisao diz:

    o planeta precisa de nos

  • vilmária Plausda diz:

    sou estudante de biologia e esse site me ajudou muito pois estou fazendo um projeto sobre o meio ambiente para aplicar na sala onde estou estagiando.Parabens!

  • Kamyla Maia diz:

    Gostei muito , me adianto e tanto estava super apresada para fazer o trbalho e consegui resumir a materia toda , muito obrigada ..!

  • lucas diz:

    o planeta esta virando um caos

  • DANIELA diz:

    o planeta esta vivedo uma contagem regresiva

  • Kriis diz:

    Eu não gostei , pois não era isso que eu estava procurando . Mais pra quem estava procurando esse conteudo é muito bom . beijos . by : Kriis

  • Cátia Rodrigues diz:

    Boa tarde! Sou estudante do Curso Superior em Gestão Ambiental,e adoro o site de vocês.Que bom seria se cada um que lê os artigos aqui deixados,absorvessem ao menos uma coisinha e colocassem em prática no dia a dia,seria ótimo.Pois as pequenas e diárias atitudes é que serão capazes de salvar o nosso planeta.Sou a favor da inclusão da educação ambiental nas disciplinas escolares de escolas municipais e estaduais.É interessante passar para a futura geração desde os primeiros anos de vida a importância sobre a preservação e conservação do meio ambiente.E sem contar que fica muito mais fácil do que tentar mudar os hábitos de um adulto....abraços a todos e parabéns pelo site.

Deixe seu comentário

Nome Preenchimento obrigatório
Email Preenchimento obrigatório

 

Home | Viva História | Viva Turismo e Lazer | Viva Artes e Cultura | Viva Drummond
Viva Agenda | Viva Interativo | Matérias Especiais | Rádio Viva Itabira
 
© 2008 Viva Itabira | Política de Privacidade | Anuncie Aqui | Fale Conosco